Incontinência Urinária de Esforço

O que é a Incontinência Urinária de Esforço?

É uma perda de urina involuntária, que ocorre durante algum esforço físico como tossir, rir, espirrar ou passar de sentado para pé.

Isto acontece porque uns músculos, os músculos do pavimento pélvico (ver figura) estão fracos. Estes músculos são os que suportam a bexiga, envolvendo-a na parte por onde saí a urina.

Porquê fortalecê-los?

Como estes músculos controlam a saída de urina da bexiga, ao serem fortalecidos mantêm-na  no seu interior, fazendo que não saia involuntariamente.

Como fortalecê-los?

  • Escolha uma posição em que se sinta confortável e contraia os músculos durante 3 segundos. De seguida relaxe 3 segundos
  • Quando sentir que são fáceis de realizar progrida para 8 segundos
  • Repita os exercícios durante 5 minutos, três vezes por dia

Como localizá-los?

  • Tente parar o fluxo de urina durante a micção. Se o conseguir está a utilizar os músculos certos
  • Procure realizar as contracções em diversas posições (deitada, sentada, em pé…)
  • Enquanto as executa, a barriga e as nádegas estejam relaxadas. Pode certificar-se colocando as suas mãos nestas zonas corporais
  • Não retenha o ar dentro dos pulmões. Respire normalmente

Alguns conselhos…

  • Coma muitas fibras (frutas, vegetais, cereais…), de forma a prevenir a prisão de ventre
  • Não utilize cinta, pois o seu suporte  leva ao relaxamento e enfraquecimento dos músculos abdominais, o que aumenta a pressão sobre a bexiga
  • Ao realizar algum esforço (como tossir ou espirrar) contraia os músculos do pavimento pélvico
  • Tente criar uma rotina de exercícios, associando-os a tarefas do seu dia-a-dia

Responsável pelas Sessões: Fisioterapeuta Sandra Palma, formada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e com formação específica da área da saúde da mulher

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