Acupuntura

A Acupuntura ou Acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, cuja origem remonta cerca de 3000 anos a.C. e provém do conhecimento dos sábios da Antiga China. Esta consiste na aplicação de agulhas (ou outras técnicas como o laser), em pontos definidos do corpo, os "Pontos de Acupunctura", de forma a  obter efeitos terapêuticos em diversas condições.

A Acupunctura é utilizada juntamente com outras técnicas, tais como:

• Moxa: consiste na aplicação de calor  nos pontos, através de uma planta medicinal designada por  artemisia, sob a forma de charutos ou cones
  • Ventosas: espécie de pequenos copos que são usados para fazer o efeito de sucção sobre os pontos da Acupunctura
  • Tuiná: massagem energética
  • Fitoterapia: é parte fundamental da Medicina Chinesa e consiste na utilização de plantas medicinais naturais sob a forma de fórmulas ou compostos. Pode ser administrada de diversas formas como decocção ou cápsulas ou pomadas, permitindo optimizar o tratamento realizado na consulta
  • entre outras…

Como funciona?

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa as causas das doenças prendem-se com estagnação ou excesso de energia. Essa energia circula no organismo por meio de "caminhos", designados por meridianos.

Nestes existem pontos, que modificam a circulação da energia quando estimulados ou inibidos pelas agulhas.

Segundo a Medicina Ocidental os meridianos correspondem a áreas do sistema nervoso. Os pontos são regiões de baixa resistência eléctrica, em que as agulhas desencadeiam um impulso nervoso, que é levado para a medula e o cérebro, onde ocorrem reacções bioquímicas, que combatem os sintomas de algumas doenças.

A Acupunctura é utilizada em inúmeras doenças, nomeadamente:

• Cefaleias
  • Dores na coluna, joelhos e generalizadas
  • Doenças reumáticas
  • Depressão ou ansiedade
  • Distúrbios ginecológicos e menstruais
  • Asma e problemas respiratórios
  • Obstipação e diarreia
  • Insónia
  • Problemas dermatológicos
  • Alergias
  • Emagrecimento e rejuvenescimento
  • entre outros... Consulte-nos!

Responsável pelas Sessões: Dra. Susana Dinis, formada pela Universidade Dr. Pedro Choy e especialização em ChengDu (China)

Valor por sessão: 35.00€

Contacte-nos para saber mais informações sobre a ExpoClínica e os serviços que temos disponíveis para si.
Deixe-nos o seu nome e contacto: